ESCANEAR OU DIGITALIZAR?

Certamente você já ouviu diversas vezes alguém dizer que precisa “escanear” um desenho, uma foto ou um documento. Esse termo já é utilizado de forma muito natural pela maioria das pessoas, porque afinal de contas, é mais uma palavra inglesa que foi “aportuguesada” e incluída em nosso cotidiano.

No português, o correto é escrever “escanear” e não “scanear”, mas como o nosso foco aqui é o Design, vamos direto ao ponto. O aparelho que é utilizado para escanear imagens é o scanner e segundo o “ABC da ADG – Glossário de termos e verbetes utilizados em Design Gráfico“, o termo scanner significa:
Equipamento acessório de computador que captura imagens, transformado-as em dados digitais passíveis de armazenamento em arquivo. A gravação de ilustrações, fotos, ou ainda qualquer tipo de imagem ou mesmo pequenos objetos, obtida por meio de scanner, na memória de um computador permite sua posterior manipulação. Para as artes gráficas, um scanner propicia a seleção de cores a partir da gravação de originais e a posterior feitura de fotolitos e rotofilmes. Pode ser cilíndrico ou de mesa plana (flatbed). O arquivo digitalizado é o scan.


Para designers e ilustradores é muito comum utilizar o scanner para digitalizar desenhos feitos à mão com o objetivo de finalizar a arte por meio de algum software como o Adobe Photoshop.

Fonte: Design24h.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *